Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Domingo,
22 de Julho de 2018




Trabalhe Conosco
Desfile cívico no Parque do Ibirapuera comemora o Dia Municipal do Desbravador

clique aqui para ver as fotos

São Paulo, 28 de abril de 2008

CIDADANIA
Por Débora Carvalho

O Dia Municipal do Desbravador foi comemorado na manhã do domingo 27 de abril, com a participação de um pelotão de 1.500 juvenis e adolescentes em um desfile cívico na Avenida Pedro Álvares Cabral (em frente ao parque do Ibirapuera), seguido de ato solene na Praça da Prodan, (dentro do parque), onde os desbravadores receberam homenagem da câmara dos vereadores, por meio do seu presidente Antônio Carlos Rodrigues, autor da lei Lei nº 14235, que homenageia as atividades dos desbravadores no quarto sábado de abril.

Segundo Rodrigues, os desbravadores e a igreja adventista são verdadeiros parceiros da sociedade. "Se todas as igrejas fossem assim e desenvolvessem atividades como estas, a cidade seria diferente. Eu sinto muito por não ter sido um desbravador quando criança." Segundo o vereador, as campanhas do agasalho, de alimento, o auxílio nas calamidades e as próprias atividades de cidadania na rotina do clube, são um diferencial que pode fazer deles melhores adultos e cidadãos no futuro. Em discurso, ele disse: "Quando apresentei o projeto, os vereadores me perguntaram quem eram os desbravadores e quanto os líderes ganhavam para desenvolver a atividade. Eu tive o maior orgulho em explicar que a igreja adventista trabalha com o voluntariado, que é uma igreja parceira da comunidade e que o que recebem é a alegria de trabalhar por um mundo melhor."

Outros municípios também estão interessados em prestar semelhante homenagem às realizações do clube de desbravadores em prol da sociedade. O exemplo mais recente é o de Taboão da Serra, cuja câmara municipal, no dia 22 de abril votou também instituir o Dia do Desbravador em seu calendário oficial. O vereador Olívio de Nobrega destacou que a marca dos 300 desbravadores de Taboão tem sido os projetos comunitários e o apoio na educação de jovens e juvenis.

No Brasil desde 1950, o clube de desbravadores é dirigido pela igreja adventista do sétimo dia, com atividades para juvenis e adolescentes de 10 a 15 anos. O principal objetivo do clube é formar cidadãos responsáveis, conscientes do seu papel na sociedade e do seu dever de cuidar de si mesmos, e de fazer o que estiver ao seu alcance para ajudar o próximo. Presente em mais de 167 países, com 90 mil unidades e mais de 2 milhões de participantes, na cidade de São Paulo há 10 mil desbravadores em 300 unidades do clube.

Entre os projetos mais recentes, em 2008 os desbravadores são parceiros oficiais do Fundo Solidariedade do Estado de São Paulo na Campanha do Agasalho. Em janeiro, os clubes da região Sul ajudaram na arrecadação de 25 toneladas de alimento destinadas às famílias vítimas das enchentes no Vale do Ribeira. Em 2006, foram protagonistas na campanha “Dia Mundial da Alegria”, que entregou à prefeitura 609 toneladas de alimento.

Mas, essa garotada não faz apenas campanhas. Eles se reúnem semanalmente, aos domingos pela manhã, para aprender ordem unida – o que é ótimo para a disciplina, a coordenação motora, o reflexo e o senso de trabalho em equipe. Também desenvolvem atividades de estudo e preservação da natureza, artes manuais, arte de acampar, recreação e cuidados com a saúde física e mental. Nos acampamentos eles aplicam tudo o que aprenderam.

Os desbravadores não fumam, não consomem álcool nem qualquer tipo de droga. Pelo contrário, combatem ativamente os vícios. Entre as tarefas para a semana, praticam uma boa ação por dia. Mas, também aprendem a fazer fogo sem fósforo, praticam caminhadas, escaladas, exploram matas e cavernas, desenvolvem a criatividade e a solidariedade.

Gustavo Pereira, 10 anos, é desbravador há pouco mais de um ano no clube Ólhos ee Águia, e gostou muito de ter participado do desfile. "Eu me sinto orgulhoso de ser um desbravador, ainda mais por causa dessa homenagem no calendário. Isso mostra que o que fazemos é certo, e é muito bom mesmo. No clube eu aprendi a marchar, fazer nós e armarras, muitas brincadeiras, acampar, muitas coisas sobre a natureza e também já fiz campanha de alimento e já sei que vamos fazer a campanha do agasalho para ajudar as pessoas que passam frio", diz como se fosse gente grande em entrevista.

O evento aconteceu no dia da Virada Cultural, quando a cidade de São Paulo oferece de 18h de sábado às 18h do domingo, uma série de shows musicais e espetáculos.
Segundo o líder estadual dos desbravadores, pastor Nelson Milanelli, "acabamos entrando nessa virada cultural, apresentando aos transeuntes do parque e às pessoas que vieram prestigiar o desfile, uma cultura um pouco diferente, baseada em civismo e patriotismo com direito a marcha e evoluções de ordem unida, fanfarra e homenagens merecidas por um comportamento solidário e amigo."

Segundo Milanelli,
o propósito do clube é ocupar a mente do juvenil e do adolescente com o máximo de informações que poderão ser uma base para formar um caráter honesto e bondoso. “Buscamos unir força com cada família, no objetivo de trazer base e estrutura para a vida dos adolescentes. Por isso, promovemos atividades que ocupam a mente da garotada com o que é correto, verdadeiro e justo. Assim, terão ainda mais chances de serem adultos que sabem discernir o certo do errado, e de serem cidadãos úteis à sociedade que os cerca.”

Helbert Almeida, diretor-geral dos desbravadores na região Sul de São Paulo, afirma que é possível sim, ter divertimento sem drogas e sem abusar da saúde, "uma amostra foi este lindo desfile, para o qual os desbravadores se divertindo preparando e realizando."

O evento de comemoração ao Dia Municipal do Desbravador, no Ibirapuera, teve apoio da Sub-Prefeitura da Vila Mariana, CET, Secretaria do Verde, Polícia Militar, Polícia Metropolitana, Secretaria da Saúde, Sabesp, Administração do Parque do Ibirapuera e Assembléia Legislativa Estadual. 

O prefeito Gilberto Kassab não pode comparecer.

____________________
Assessoria de Imprensa:
Mais informações sobre os desbravadores, fotos e entrevistas:
Débora Carvalho Mtb 51160
(11) 9459-3722 / 2128-1171

 

 

 

 

 

 

 

 


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial