Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Domingo,
22 de Julho de 2018




Trabalhe Conosco
Unasp oferece curso de informática gratuito para cegos, surdos e idosos

Instrutores são estudantes das faculdades de tecnologia

São Paulo, 7 de março de 2008

EDUCAÇÃO
Da Redação

Inclusão digital é a meta do professor Roberto Sussumu Wataya, coordenador dos projetos de inclusão digital do Unasp – Centro Universitário Adventista de São Paulo. O projeto nasceu da sensibilidade do professor, após presenciar cenas de alunos deficientes que não podiam estudar na instituição por falta de infra-estrutura. “Precisamos criar estrutura para atender esses alunos”, anunciou!

O primeiro passo foi adquirir os equipamentos adequados e capacitar professores e alunos. Depois, ensinar informática para esse público, para que, capacitados e independentes, estejam preparados para dar sequência aos estudos.

Como resultado, estão abertas as inscrições 2008 para aulas de informática, com turmas separadas para cegos, surdos, idosos e também jovens e adultos que queiram participar do universo digital.

Desde 2001, o curso para cegos já formou 48 participantes e destes 12 já foram absorvidos pelo mercado de trabalho. O curso desenvolve nos participantes a capacidade de utilizar os recursos do pacote MS – Office, e a possibilidade de compreensão do mundo digital.

“Esse projeto precisa ser amplamente divulgado, pois ainda temos mais vagas do que alunos”, destaca Wataya. “Estamos abertos para receber mais e mais pessoas”.

Em 2002, foi a vez da turma da Melhor Idade, acima de 60 anos. Jà foram formados 256 alunos no Unasp e no Bom Prato de Santo Amaro. O objetivo da inclusão social para idosos é prover a retomada de papéis significativos e importantes dentro da sociedade; retirar do isolamento e  da inatividade ou falta de perspectivas através do domínio dos recursos da tecnologia digital.

Em 2007, após a capacitação de professores na Libras - Língua Brasileira de Sinais, surgiu a turma de surdos, e outra de jovens e adultos. O objetivo é capacitar este grupo excluído para o mercado de trabalho e possibilitar novas formas de comunicação. Já foram formados  35 jovens para o mercado de trabalho.

O Unasp também ofere outros dois cursos: Gestão de finanças pessoal e familiar e
Gestão da preparação e ingresso ao primeiro emprego.

O lançamento dos projetos para 2008 será no dia 10 de março, às 15h30, no Salão Nobre do Unasp. Estrada de Itapecerica, 5859, Jardim IAE (próximo ao 47º DP - Distrito Policial).

As inscrições estão abertas durante o mês de março ou enquanto houver vagas.
Informações: (11) 5822-8000 ramal 5005 (Latec)


  Envie a um amigo

 Veja também
  Inscrições abertas para o prêmio "Mulher Cidadã"
  Adra oferece cursinho pré-vestibular a R$ 15,00
 
 
Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial