Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Quarta-Feira,
21 de Fevereiro de 2018




Trabalhe Conosco
DIA DO CEGO É CELEBRADO EM 13 DE DEZEMBRO


 
São Paulo, 12 de dezembro de 2007

INCLUSÃO
Da Assessoria de Imprensa

Amanhã é celebrado o Dia do Cego. "Datas como essa são muito importantes para mostrar ao público em geral a situação dos deficientes visuais no Brasil e o que pode ser feito para melhorar sua qualidade de vida e inserção social", ressalta Dorina de Gouvêa Nowill, presidente emérita e vitalícia da Fundação Dorina Nowill para Cegos. Cega desde os 17 anos, Dorina é uma das pessoas mais influentes sobre o assunto no País.

Há mais de 60 anos, a instituição trabalha para a inclusão social dos deficientes visuais. Oferece programas gratuitos de atendimento especializado ao deficiente e sua família, como programas de avaliação e diagnóstico, clínica de baixa visão, educação especial, reabilitação e orientação e colocação profissional do deficiente visual. Em 2006, foram realizados mais de 17 mil atendimentos, número que deve chegar a mais de 18 mil até o final deste ano. O trabalho é desenvolvido por uma equipe interdisciplinar composta por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, pedagogia, fisioterapia, professores de orientação e mobilidade, terapia ocupacional, ortóptica e oftalmologia.

Sempre preocupada em oferecer o melhor, a Fundação Dorina Nowill para Cegos lançou esse ano o LIDA - Livro Digital Acessível - ferramenta que dá acesso a deficientes visuais a livros digitalizados, por meio de um sistema de voz digital e letras expandidas. Entre suas funcionalidades se encontram: busca de palavras, marcação de texto, anotações e soletração de palavras. Pelo site www.lida.org.br, o internauta pode pesquisar quais títulos já estão disponíveis no formato, tirar dúvidas sobre a configuração e quais as facilidades ao usuário.

A Fundação possui também a maior imprensa Braille do Brasil, onde são produzidos livros de literatura, didáticos, partituras de música, cardápios, cartões de visita, embalagens, entre outros. Os livros editados pela entidade são distribuídos gratuitamente para deficientes visuais e mais de 1.650 organizações, como escolas, universidades e associações. Outra facilidade oferecida é a Biblioteca Circulante do Livro Falado e Digital, com acesso gratuito ao acervo. Os livros podem ser retirados na sede ou postados pelo correio. São mais de 800 títulos disponíveis para locação formatos K7, CD, MP3 e digital.
 
 


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial