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OTIMISMO DO CONSUMIDOR ATINGE SEGUNDO MELHOR NÍVEL DOS ÚLTIMOS 8 ANOS

Os índices mostram que, aos poucos, os preços de alguns itens estão voltando ao patamar anterior


São Paulo, 11 de setembro de 2007


ECONOMIA
Fecomércio - RJ
Da Assessoria de Imprensa 

O índice que mede a expectativa do consumidor em relação a sua situação financeira (IEC), calculado pela Fecomércio-RJ, mostra que, em agosto, os moradores da região metropolitana do Rio estiveram menos otimistas que no mesmo período de 2006, mas é o segundo melhor resultado, para esse mês, dos últimos oito anos.

Em agosto, o bolso do consumidor sentiu o peso da inflação, que foi maior que a registrada no mesmo mês do ano passado, pressionada pelos preços dos alimentos. "Um comportamento normal nesta época do ano, mas que em 2007 se apresentou mais forte do que nos últimos três anos. Os índices mostram essa pressão, mas revelam também que, aos poucos, os preços de alguns itens, destaques em índices passados, estão voltando ao patamar anterior. Esse cenário nos leva a crer que o IEC não vá permanecer pressionado, ou seja, foi apenas um ajuste dado o patamar bastante elevado observado em agosto de 2006. Aliado a isso, o aumento da renda na região metropolitana do Rio comprova a tendência de que essa trajetória de queda seja interrompida.", afirma o presidente da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, Orlando Diniz.

Os subíndices que medem as expectativas dos consumidores em relação à sua situação financeira presente e expectativas futuras também apresentaram reduções. De um ano para o outro, a confiança do consumidor no futuro caiu 5,26%. No mesmo período, o otimismo em relação ao presente caiu 2,36%.

Nota Técnica:
O Índice da Expectativa do Consumidor - IEC é apresentado através de um índice que varia de 0 a 200, indicando a percepção do consumidor quanto a sua situação presente e futura. Assim, este indicador, por representar uma informação temporal tem seus dois grupos com o mesmo peso. São eles:

· Situação Financeira Presente - posição do consumidor hoje, em relação ao passado, permitindo avaliar a evolução da sua situação, assim como suas decisões tomadas no passado e suas conseqüências no presente. Outra possibilidade de avaliação é o quanto a preocupação, gerada por um fato atual ou passado, influencia a percepção do presente;

· Expectativas Financeiras - indicador das expectativas do consumidor quanto ao futuro, posssibilitando uma informação sobre sua intenção de consumir tendo em vista como o consumidor espera estar num futuro próximo.
  
Home-page :
www.fecomercio-rj.org.br  


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